Veja aqui uma seleção dos acontecimentos mais significativos na vida escolar dos nossos alunos.

Ver mais...

Se pretende que os seus filhos possam vir a desenvolver o seu percurso escolar no Colégio de Nossa Senhora de Fátima pode iniciar o processo de admissão, efectuando a respectiva pré-inscrição.

Projeto Educativo

O Projeto Educativo de uma Escola é a expressão visível de que ela se quer assumir dum modo autónomo e livre, com o seu ideário, com o seu funcionamento próprio; que define estratégias de desenvolvimento em ordem à sua finalidade básica: a formação integral do aluno.

O Projeto Educativo do colégio procura expressar um ideal de vida e uma prática pedagógica em que se fundem, harmoniosamente, a afirmação de valores, a qualificação, a eficácia escolar, a cultura, a fé e a vida.

Linhas Orientadoras do Projeto Educativo:

A educação global, a que o Colégio se propõe, far-se-á, mediante a proposta e aceitação livre, por parte dos alunos e educadores, de um conjunto de valores humanos e cristãos e de uma prática pedagógica sempre renovada.

1. Valores comuns a desenvolver:

O Colégio é uma comunidade, em que cada um procura realizar, em si e nos outros, a ação educativa. O aluno é o alvo principal para a qual converge a atenção de todos. No entanto, cada elemento da comunidade permanece numa dinâmica de construção pessoal, de autoeducação permanente, na aquisição de novos saberes, na conquista de novos métodos, assumindo os valores que quer viver e testemunhar, dum modo sempre novo:

Valores pessoais de autoconhecimento, de autoaceitação, de desenvolvimento das próprias capacidades e aptidões;

Valores sociais de aprendizagem da vida em comunidade, num estilo relacional de encontro: na atenção ao outro, na escuta, no diálogo, na partilha, na aceitação, no enriquecimento mútuo;

Valores culturas culturais na busca de saberes sempre novos, no ensino e aprendizagens de qualidade, na promoção e preservação dos valores que são património cultural e moral do País e da Humanidade;

Valores cristãos numa visão transcendente da realidade e do Homem, na procura da síntese entre a fé, a cultura e a vida, na busca de uma identificação mais perfeita com Jesus Cristo, na celebração da fé.

O Colégio pretende também ser uma Escola de qualidade, não só pelo ensino através das novas metodologias, mas procurando também despertar os alunos para a vivência de comportamentos humanos e cristãos. Com este objetivo, queremos fomentar a convivência saudável entre os alunos, despertá-los para a oportunidade de intervenção e para a tomada de consciência democrática da cidadania. Pretende, pois, motivar o aluno a:

·         Crescer como pessoa;

·         Crescer para os afetos;

·         Crescer para a cidadania;

·         Crescer para a cultura;

·         Crescer para a preservação do ambiente;

·         Crescer na fé

2. Metas e objetivos prioritários do Colégio:

A nível pedagógico:

•  Promover o saber em ação, com aplicação de metodologias que envolvam os alunos na construção de ativa das suas aprendizagens;
  • Adquirir e desenvolver competências e capacidades com a apropriação de conhecimentos essenciais;
  • Fomentar a valorização da língua materna e o gosto pela leitura;
  •  Implementar a diferenciação na sala de aula e o uso das TIC, no processo de ensino-aprendizagem;
  •  Promover a interdisciplinaridade ao nível da pluralidade de disciplinas e dos vários graus de ensino;
  •  Dinamizar os Clubes de animação cultural;
  •  Desenvolver um programa de atividades de Complemento curricular.

A nível da educação para a Cidadania:

• Promover um maior intercâmbio escola-meio;
  • Envolver os Encarregados de Educação, Associação de Pais e instituições locais no plano anual de atividades, como participantes;
  • Fomentar o intercâmbio com outras escolas;
  • Promover o empenhamento de entidades de animação e convívios, já existente entre os alunos;
  • Desenvolver os contactos com a Autarquia, Junta de Freguesia, Escola Superior de Educação, Centro de Formação de Professores e outras entidades locais e nacionais;
  • Dinamizar atividades que promovam o exercício de uma cidadania mais consciente.

Ao nível da cultura desportiva:

• Fomentar o gosto pelo desporto;
  • Incentivar a prática de diferentes modalidades desportivas;

Ao nível da cultura estética:

·     Desenvolver a sensibilidade estética e artística, através dos clubes de artes plásticas, música, dança, expressão dramática, visitas a exposições, museus, etc.

Ao nível formativo:

• Consciencializar os docentes da importância do ato educativo como meio de crescimento cultural do aluno, tentando realizar a síntese entre a Fé e a cultura;
  • Promover a interrelação e unidade dos agentes educativos por meio de ações de formação e convívio e participação no Plano Anual de Atividades ena avaliação;
  • Promover parcerias com entidades locais, com vista a um intercâmbio cultural e formativa.